top of page
  • Foto do escritorIENS

Webinar: Ações estratégicas e perspectivas sobre Políticas Informadas por Evidências

Ministério da Saúde e Hospital do Coração (HCOR) promovem webinar para discutir


O Ministério da Saúde e o Hospital do Coração (HCOR) irão promover na próxima terça-feira, dia 1º, às 19h, um webinar que discutirá ações estratégicas e perspectivas na área de Políticas Informadas por Evidências (PIE). O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do HCOR no YouTube.

Além de ser uma oportunidade para a troca de experiências sobre a institucionalização do uso de evidências nas tomadas de decisão em Políticas Públicas de Saúde, o evento abordará a importância de formação e capacitação de recursos humanos em PIE e as necessidades de adaptações metodológicas para promoção do uso de evidências no processo decisório em saúde.

O webinar terá como convidados o doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz-Brasília, Jorge Barreto; a vice-coordenadora do Núcleo de Evidência em Saúde Bucal (NEV-SB) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), Mariana Gabriel; a diretora executiva do Instituto Veredas, Laura Boeira; e a gerente de serviços e fontes de informação da BIREME/OPAS/OMS, Verônica Abdala.

A mediação será feita pela Coordenadora de Evidências e Informações Estratégicas para Gestão em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Daniela Rêgo; em parceria com a coordenadora de projetos do HCOR, Enilda Lara.

Durante o evento, ocorrerá a divulgação do novo Curso Introdutório de Políticas Informadas por Evidências, realizado pelo HCOR e pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Também será apresentada a Diretriz Metodológica- Síntese de Evidências para Políticas, elaborada pelo Ministério da Saúde. A publicação é a primeira da América Latina e Caribe que se propõe a reunir diferentes conhecimentos científicos sobre o processo de elaboração de Sínteses de Evidências para Políticas.

Os participantes do webinar também terão acesso a informações sobre a nova Base de Dados PIE - Políticas Informadas por Evidências - da BIREME e sobre a iniciativa que consiste no mapeamento dos Núcleos de Evidências brasileiros, no âmbito da reestruturação da Rede EVIPNET.

Link para o canal do HCOR no YouTube: https://youtu.be/gFmGVS2r8FE

7 visualizações0 comentário
bottom of page