top of page
  • Foto do escritorIENS

Eixo intestino- cérebro (gut-brain) e sua influência no comportamento alimentar

Atualmente é documentado a existência do eixo intestino-cérebro. Mas, como isso acontece? Principalmente por três vias:

1. Via sistema nervoso - Microbiota intestinal – influência na síntese e secreção de neurotransmissores. Os sinais intestinais podem ativar o SNE e os aferentes primários, bem como transmitir mensagens ao cérebro através do nervo vago e do sistema nervoso simpático.

2. Via neuroendócrina – microbiota atuando na concentração e a função dos neuropeptídios (neuropeptídios, peptídeos intestinais, peptídeos opioides e neuro hormônios, como a melatonina).

3. Via imunológica - Microbiota intestinal regulando a função dos TLR (Receptores do Tipo Toll) na barreira intestinal e barreira hemato encefálica.

Desta forma, justifica-se a alimentação como estratégia fundamental no comportamento humano, e consequente sua influência no humor e escolhas alimentares!

Esta figura mostra resumidamente a influência da alimentação bem como os mecanismos que tal influência acontece. Entendo esta relação, o nutricionista conseguirá definir a conduta nutricional com mais efetividade!


Fonte: Shan Liang, Xiaoli Wu,Feng Jin. Gut-Brain Psychology: Rethinking Psychology From the Microbiota–Gut–Brain Axis.Frontiers in Integrative Neuroscience. September 2018;Volume 12; Article 33.

doi: 10.3389/fnint.2018.00033




25 visualizações0 comentário
bottom of page