top of page
  • Foto do escritorIENS

Rastreamento e variabilidade dos níveis de IMC na infância

Discute-se que crianças obesas têm maiores chances de se tornarem adultos obesos. Quanto a esta afirmação ok, porém, como confirmar o diagnóstico de obesidade da criança? Somente com o IMC é possível? Dobras cutâneas? Então hoje trago este artigo que é bem interessante. Outra questão é a grande variabilidade intrapessoal nos níveis de IMC das crianças.



Embora o rastreamento dos níveis de IMC desde a infância até a idade adulta tenha sido examinado, há pouca informação sobre a variabilidade interna do IMC. Os autores discutem a grande variabilidade do IMC de crianças ao longo do tempo. 

Os resultados mostraram que, embora os níveis de IMC acompanhem fortemente durante toda a infância e adolescência e sejam preditivos de altos IMCs adultos, muitas crianças apresentam grandes mudanças no IMC à medida que envelhecem. A magnitude dessas mudanças aumenta com o tempo entre as avaliações e é maior entre crianças com obesidade severa do que entre outras crianças. 

Durante um período de 9 a 15 meses os autores observaram que entre as crianças com obesidade grave, mudanças ajustadas de IMC de mais de 10 kg / m² podem ser observadas durante períodos mais longos. Esses resultados podem fornecer algumas orientações sobre as magnitudes de mudanças no IMC entre crianças que poderiam ser esperadas.

Desta maneira, é importante considerar que existe sim grande variabilidade doo IMC durante o desenvolvimento infantil. E sempre questiono: será somente que quando a criança reduz o IMC é sinal de sucesso no tratamento? Na minha opinião não. 

Pela minha experiência clínica, a mudança de comportamento, inclusão de hábitos saudáveis, mesmo que tudo seja devagar, é fundamental para que consigamos sucesso no tratamento. O processo de educação nutricional construirá hábitos saudáveis na vida adulta. 

Vamos pensar mais em educação e menos em peso corporal! As crianças têm potencial para a incorporação de novos hábitos! Vamos aproveitar!

Segue artigo completo: ARTIGO COMPLETO

Tracking and Variability in Childhood Levels of BMI: The Bogalusa Heart Study

Freedman, D.O, et al. Obesity | VOLUME 26 | NUMBER 7 | JULY 2018

0 visualização0 comentário
bottom of page